segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Pudim Abade de Priscos


Para k uma refeição seja considerada completa ñ pode faltar a sobremesa, ñ concordam?!
Sempre fui fã de doces conventuais, inclusive fiz uma pesquisa para a escola acerca do tema.
Pk gosto tanto????
Pela história, adoro história e de fazer viagens no tempo, imaginar-me a viver noutros séculos, noutros locais.... e diga-se de passagem, são simplesmente sublimes, ou melhor DIVINAIS...
O pior é a dieta, k hoje foi por àgua abaixo...


Ingredientes:

  • 500g de açúcar

  • 350g de àgua

  • 100g de presunto

  • casca de limão

  • 10 gemas

  • 80g vinho do Porto




Confecção:


  • num tacho colocar o açúcar, àgua, presunto e vidrado de limão;

  • ferver até ponto pérola (quando se tira a colher da calda forma-se na ponta um pingo em forma de pérola) mais ou menos 12mn;

  • juntar as gemas com o vinho do porto;

  • deixar arrefecer um pouco a calda;

  • ligar o forno a 180ºc;

  • juntar a calda às gemas, misturar bem;

  • colocar caramelo no fundo de uma forma, colocar o preparado anterior;

  • levar ao forno durante 30mn em banho-maria*;




*a água para o banho-maria deve ser fria, e durante a cozedura do pudim esta ñ pode ferver, por isso deve ser trocada a meio por nova agua tb fria;





Bom Apetite :)

5 comentários:

Migas disse...

Que bom aspecto, Pintarolas! Eu nunca provei este pudim, tão tradicional do nosso país! Mas confesso que sinto muita curiosidade. Acho que já vi receitas com toucinho também! Adorei ver aqui a receita e pode ser que um dia me aventure (apesar de não ter muito jeito para pudins e tudo o que leva caramelos).

Beijos!

® disse...

Tb gosto de história...e creio que esse pudim deve ter a sua, a começar pelo nome tão cheio de pompas..:]
Leva jeito para pudins, hein?! ;)
Parabéns!

Marizé disse...

A mim a história da doçaria conventual também me encanta.

Este pudim ficou lindo, lindo!

Parabéns

Beijocas

Mucha disse...

ai, eu adoro este pudim!!!!! Já guardei a receita!! bigado ;)

Swimpinha disse...

Este estava optimo..a fatia k falta aki fui eu k a comi =P
beijocas